13 de jun. de 2012

Faça Seu Android Falar Português - Ativando Acessibilidade

Isto é possível graças aos aplicativos leitores de tela e os mecanismos de síntese de voz, capazes de transformar o texto que está sendo mostrado na tela em uma voz humana que pode ser compreendida pelo usuário, mesmo sem olhar. [LINKS ATUALIZADOS]
Os Androids, pelo menos os aparelhos que tenho, já vem carregados com uma opção de acessibilidade, e um mecanismo de síntese de voz, o PICO TTS. Com este tutorial você poderá fazer com que seu Android leia livros, leia textos da internet. Contando ainda com Idiomas em Português (PT-BR) e muitos outros idiomas como Inglês, Espanhol e muitos outros mais hoje você vai aprender a ativar a fala no seu Android em Português do Brasil, totalmente grátis. Isso é só aqui no PearHelp!

VOCÊ NÃO PRECISARÁ GASTAR NADA, ao contrario de outros sites em qual você tem que pagar para comprar uma voz em português do Brasil.
Como a maioria dos Androids é vendido com tela de toque, recomendo aos cegos que escolham aparelhos que possuem um teclado físico, ou mesmo um “D” pad para navegar pelos menus, pois quando você usa apenas a tela de toque, o leitor de tela somente lê depois que você já tocou. Utilizando o “D” pad ou as setas do teclado físico (Motorola Milestone por exemplo) cada item selecionado é lido.
Vamos lá, se você tem algum problema na vista, recomendo que peça ajuda a alguém durante a configuração pois, algumas opções são realmente chatas de achar sem assistência
- Primeiramente ligue seu celular e vá em Configurações.
- Em seguida vá no menu “Acessibilidade
- Ao entrar aqui pela primeira vez, você receberá a mensagem de que nenhuma aplicação de acessibilidade está instalada. Clique em ok para instalar. O aplicativo se chama “TalkBack” e ele é um leitor de tela gratuito.  
ATENÇÃO: Alguns telefones como o Atrix da Motorola já vem com um mecanismo de acessibilidade instalado chamado “Comando por voz” e fica exatamente onde ficaria o “Talkback”. Neste caso basta marcá-lo. [DOWNLOAD NO PC]

- Uma vez instalado, retorne ao menu de Acessibilidade e marque as opções “Acessibilidade” e “Talkback”. 

- Neste momento seu celular já vai estar falando a torto e a direita, mas infelizmente em inglês. Só aqui no PearHelp você vai fazer seu Android falar em português sem gastar nada
- (EXCLUSIVO) Faça o download da voz em português no seu Android. [DOWNLOAD NO PC]

- Agora está quase pronto, falta pouco pro seu Android falar em português. Faça o download do SVOX Classic no seu Android. [DOWNLOAD NO PC]

- Procure pela bandeira do Brasil, se você clicar no nome Installed irá abrir a voz e poderá ouvir um teste da voz.

- Quando acabar a instalação, feche tudo e vá novamente em “Configurações”. Escolha o menu “Entrada e saída de voz”. Dentro dela escolha a opção “Configuração de texto para voz (TTS)”.

- Bem no fim da tela, abaixo de Mecanismos, marque a opção “SVOX Classic TTS” e depois clique em “SVOX Classic TTS (Configurações SVOX Classic TTS)” abaixo.

- Dentro das configurações do SVOX, marque a opção “Language Override” e em Select Preffered voice per language, toque para escolher “Luciana” como padrão. Mesmo que ela seja a única opção é importante clicar e escolher.

201110021931442011100219320420111002194133 



- Feche tudo, abra novamente as “Configurações”, vá em “Entrada e saída de voz” e depois novamente em “Configuração de texto para voz (TTS)”.

Na opção Configurações padrão, toque em “Mecanismo padrão”, e escolha a opção “SVOX Classic”.

Luciana passará a ler a tela automaticamente em bom e claro português!

20111002194120

O uso do TTS (texto para voz) não é exclusividade dos cegos. Há vários usos para ela, como por exemplo a leitura de e-books, navegação GPS entre outros.

No Android, o leitor de tela ainda é bem básico, não sendo capaz de ler por exemplo, o texto nos sites abertos pelo navegador. E seu funcionamento varia de aparelho para aparelho.

Você pode (e deve) instalar também o aplicativo Accessibility Preferences (clique aqui). Com ele você poderá por exemplo escutar o nome do contato que está te ligando e outras opções interessantes.

Agora você pode fazer o download de leitores de e book aqui para o seu Android e aproveite tudo o que seu Android pode oferecer para você, e não esqueça de curtir nossa pagina no facebook e acompanhe as novidades para seu aparelho. Obrigado!

TAG: ANDROID, FALAR, SIRI, PTBR, PT, BR, PT-BR, ANDROID FALAR, ANDROID, EM, PORTUGUES, CELULAR, GRÁTIS, DOWNLOAD, SAIBA COMO, FAZER, SEU, FALAR, EM, PORTUGUÊS, APARELHO, SIRI, SAIBA, APRENDA,COMO, GRÁTIS, SIMPLES, FACIL, GRÁTIS, SEM, CUSTO, PRA, VOCE, EXCLUSIVO, FOR, YOU, FREE